RADIOTERAPIA EM JUIZ DE FORA - 2013
Pensando no conforto dos pacientes e na possibilidade de atender a um número maior a cada viagem de Barbacena para Juiz de Fora, o Núcleo Regional de Barbacena de Voluntários de Prevenção e Combate ao Câncer do Hospital Mário Penna, através do Secretário de Saúde Dr. Antônio Jorge de Souza,  esta realizando o transporte dos pacientes portadores de câncer com indicação para radioterapia  para a cidade de Juiz de Fora, diariamente,  no Hospital Nove de Julho, onde as sessões de  radioterapia são previamente agendadas, permitindo que o paciente  esteja de volta a sua cidade a tempo de almoçar, evitando sua permanência fora de seu lar por todo o dia a espera do procedimento, como havia acontecendo, o que tornava mais penosa e sacrificante a convivência com esta doença  tão debilitante e implacável.
Atendimento a pacientes facilitado

Com a ambulância, doada pelo Estado, por determinação do Governador Aécio Neves, houve um aprimoramento fantástico no trabalho de atendimento do Núcleo no serviço de remoção de pacientes portadores de Neoplasia. “Era muito complicado ter que remover um paciente de Barbacena para Belo Horizonte ou Juiz de Fora. Ficávamos sempre na dependência de liberação de veículos do município, o que na maioria das vezes não podia atender as necessidades de horários e datas, o que nos obrigava a transportar esses pacientes, muitas vezes em estado crítico, em nossos próprios veículos”, explica o Dr. Júlio Andrade, Presidente do Núcleo . A ambulância doada pelo Governo do Estado fica 24 horas por dia à disposição do Núcleo e pode fazer o transporte de pacientes, para qualquer parte do país, a qualquer hora do dia ou da noite.

Participação ativa na vida da comunidade
O Núcleo do Hospital do Câncer de Barbacena tem sido parceiro constante da sociedade barbacenense, nas mais diversas atividades . Todas campanhas que envolvam saúde os membros do Núcleo do Hospital do Câncer de Barbacena se fazem presentes distribuindo panfletos de orientação à população, fazendo palestras, levando médicos para orientar as pessoas nas melhores formas de prevenção da doença, e no caso feminino a Dra. Irineia está sempre presente para demonstrar às mulheres a maneira correta de se auto examinarem. “Nós somos da opinião de que é necessário fazer esse trabalho junto a comunidade, pois existem muitas formas de se cuidar de um possível caso de neoplasia mesmo antes do paciente chegar ao consultório médico. É na prevenção, na troca de informações com a comunidade que se consegue quebrar mitos e levar uma informação precisa à todos”, afirma o médico Julio Andrade, Presidente do Núcleo Barbacena.
Doar sangue é um ato de amor
O Núcleo Regional de Barbacena de Voluntários de Prevenção e Combate ao Câncer está em perfeita harmonia e sintonia com todas as necessidades da população. Para tal, iniciativa de Amarílio Andrade, com apoio total da Presidência do Núcleo em Barbacena, através do Dr. Júlio Andrade, possibilitou a vinda a Barbacena, pela segunda vez consecutiva, de equipe do Hemominas, para realizar coleta de sangue. Desde o ano de 2007 Amarílio Andrade vem mantendo permanentes contatos com a diretora da entidade, Dra. Anna Bárbara Proietti que tem sido muito atenciosa para com Barbacena e se mostrado sensível às necessidades de atender aos pleitos da cidade. Nos dias 22 e 23 de fevereiro passado a equipe do Hemominas realizou a coleta de sangue dos doadores que compareceram nas dependências da Santa Casa de Barbacena.